sábado, 1 de novembro de 2008

Osvaldo Oliveira,nosso Vavá da Matinha

O cantor e compositor paraense Osvaldo Oliveira, o Vavá da Matinha, iniciou sua carreira no final dos anos de 1950, nos programas de auditório da Rádio Clube. Osvaldo fez sucesso com músicas com balanço semelhante às de Jackson do Pandeiro,Lançou mais de 50 Lps,nos mais variados ritimos que vai do forró até os grandes boleros,tudo com muito humor e criatividade.Depois de muito sucesso e desilusão com o mercado fonográfico resolveu se refugiar em Castanhal por muito anos, até que uma turma de amigos jornalistas resoveram fazer uma visitinha.Essa visita composta pelos jornalista Euclides Farias,Edson Coelho, Edir Gaya,Waldemir santos e J.Bosco regadas aos montes de cervejas e um papo interminável e gostoso, relembrando sua história musical,resultou num CD patrocinado pelo governo do estado, hoje uma raridade no mercado.Depois gravou outro Cd em homenagem à Belém do Pará,com uma tiragem limitada e com recursos próprios.Hoje aos 73 anos de idade,Osvaldo Oliveira reside em Fortaleza com sua família.

14 comentários:

Waldez disse...

ali está aquele amor que pertenceu a minha vida...meu pai cantava essa música. beleza

J.BOSCO disse...

Você é um dos escolhidos, cumpadi Waldez...rs!!
Osvaldo Oliveira é um patrimônio brasileiro.
abs

Waldez disse...

podia postar também aquela carica que fez do vavá.

J.BOSCO disse...

Waldez, Fico triste pelo despreso de nossa cultura e o bom gosto de nossos artistas.O Nordeste sabe respeitar e preservar seus filhos,melhor que a gente.
abs

J.BOSCO disse...

Boa idéia, cumpadi!!
abs

Waldez disse...

estamos largados a mingua, nossa cutltura infelizmente se rendeu aos babados novos e a lixaradas das aparelhagens. égua pro inferno...

Waldez disse...

só sendo castido...

Waldez disse...

de uma olhada nisso, http://www.forroemvinil.com/?p=1493

J.BOSCO disse...

Importante é que o Vavá tá vivo, cumpadi...rs!
e ele depende da gente!!
abs

tião vieira disse...

Fortaleza abriga uma jóia rara da música brasileira. Sou um compositor cearense e gostaria de fazer contato com o nosso artista para trabalhar músicas inéditas em seu estilo.

Abraços,
Tião Vieira

O Viajante disse...

Cara, meus parabens!! A memoria brasileira não pode ser simplesmente esquecida, como comentou o amigo... Osvaldo Oliveira é patrimonio do Brasil.

Erick Alcântara

Jorge Reis disse...

Bosco e Waldez: Qual é essa música "aí está .... "?? Ha anos que eu procuro. Acho que é a mais conhecido do Vavá.
Abraços.

Jorge Reis

hdghsjd hagdsad disse...

..quero lembrar minha infância, chorar de alegria quando meu pai me abraçar e pegar uma canoa no rio Apeú pra com a turma pescar..(Irei a Belém). Coitado daquele que esquece da sua cultura da sua história, aprendia escutar Vavá com meu pai e espero passar pra meus filhos. Se depender da gente, J. Bosco, a nossa cultura não será esquecida. (wagner - redação) Abraço!

Anônimo disse...

Gostaria que me enviasse a musica quarto de pensão, que ele fez para o pé de pano aqui do maranhão, tenho boas recordações da mesma. grato