segunda-feira, 4 de maio de 2009

quadro negro

24 comentários:

conduarte disse...

Gente, vcs são demais!
Adorei, vou colocar no meu blog....
Bjus CON

Waldez disse...

fala professor, boa charge, pau no burro

Waldez disse...

...que a preguiça vem ai! aguarde

J.BOSCO disse...

Olá Conceição Duarte, vou já conferir...
brigadão querida!!
bjs

J.BOSCO disse...

fala mestre Waldez, a revistinha do Fabrício tá bombando!!!
a preguiça vem aí toda faceira...rsss
abs

byTONHO disse...

Este burro "já tá fazendo POS Graduação"!

:) :) :)

Abraços Bosco!

J.BOSCO disse...

Tonho, esse burro ainda vai pro senado...rsss
abraços

tai nascimento disse...

ahhahaha, dorei!
burro master!
:)

Waldez disse...

classificação não é pra qualquer um não, primeiro talento depois determinação em seguida ser iluminado terceiro muita disciplina.

Paulo Setúbal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo Setúbal disse...

Maaaassa, Bosco. Um retrato exato do nível de educação pública no Brasil. Os Ministérios de Educação anteriores fingiam não ver este problema tão grave. O atual finge não ver. E o resultado é gente semi-analfabeta com diploma na mão dizendo: "Taqui meu ané e meu candudo de papé.Agora sô dotô." E aí, como dizia o Henfil, nós...top!top! top!!

JEAN PIRES DE OLIVEIRA disse...

ESSA FICOU ÓTIMA! ABRAÇOS PIRES!!!

Anônimo disse...

igualito que en mexico!!!

J.BOSCO disse...

Gracias amigo Fraga,diretamente do México!!!

abrazos

J.BOSCO disse...

Amigo Setúbal,gostei da minha carica,super legal, no capricho também a apresentação!!
vou produzir a sua!
abraços

Bira disse...

CHARGE DO J.BOSCO
Não entendi o que vc quis dizer, meu amigo...
Essa charge dos burros é complicada.
Ela diz que a Escola Pública faz a burrice crescer.
Será?
E a Escola Privada?
Deixa as pessoas mais inteligentes?
Acho que o buraco é mais embaixo...
Na verdade, escola não deixa ninguém burro.
A sociedade ocidental é burrificante, promove o egoísmo e a disputa irracional de um mercado de trabalho, que desqualifica um adulto com mais de 45 anos...
E é uma crítica a milhares de profissionais de educação, que se empenham ao máximo para que a educação seja um ponto de mudança na vida das pessoas.
A charge devia criticar a ganância pelos lucros que fez com que grandes empresários do setor virassem ministros (ou secretários municipais) de educação e dilapidassem o ensino público, fortalecendo o ensino privado.
Com todos respeito que tenho pelo seu trabalho, não gostei da charge...
Abraços

Anônimo disse...

Bosco, você tem um traço gráfico muito claro e faz sínteses interessantes em suas charges e cartuns. Porém vejo o desenho do burro como uma visão maniqueísta, pois todos os que passam pela escola jamais saem iguais, mesmo que a experiência não tenha sido boa na sua grande maioria. Há um preconceito o que invalida o humor como subversão, porque se você considera que alunos saem burros da escola, não poderia ter colocado escola pública, a escola particular em sua maioria, traz os mesmos problemas da escola pública. Eu estudei em escola pública também e todos os meus irmãos. Os meus professores na universidade pública estudaram em escolas públicas. Meus alunos na universidade que estudaram em escolas públicas são brilhantes. É preciso olhar cautelosamente porque o desenho traz uma idéia definitiva e ela pode não responder à realidade e contribuir ao já senso comum.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Bosco, Cora Coralina dizia que ela era do tempo em que se passava de livro e não de ano. Muitos permaneciam no primeiro livro, era uma raridade conhecerem alguém que, como ela, já estavam no quarto livro. É preciso que o humor invada as estruturas governamentais, assim como o CQC (programa da Band - Custe o que custar) fez durante o ano passado. esperamos mais charges suas.

Abs

Betania

J.BOSCO disse...

Betânia,seus irmãos e você estudaram em escola pública e hoje é professora universitária,parabéns!
Você não é maioria, pois a situação do ensino público hoje no Brasil é totalmente podre, a começar pelos salários miseráveis dos professores, na qual com a merreca que recebem, eles não se dedicam nem um pouco pela profissão.Uma pesquisa nacional mostrou que o ensino público está falido.A culpa é do governo que não investe na educação, é só perguntar para o professor Cristóvão Buarque que sempre lutou por um Brasil melhor com educação sólida.Povo burro é fácil manobrar, é presa fácil para políticos calhordas que comandam este país!Faça uma pesquisa, quantos alunos da rede pública passam no vestibular...rsss
Sobre o avanço das escolas privadas,também não descarto os burros que lá estudam,só que são minoria e não precisam de "ajuda" de governos.A maioria das escolas públicas o que se vê é droga e alunos semi analfas desestimulados, retrato vergonoso que todos os dias são estampados nos telejornais.
brigadão pelo seu email.
abraços

Bira disse...

A questão não é essa J. Bosco.
O que deixa uma pessoa mais burra ou menos burra não é a escola.
Nem a pública, nem a privada.
Você só quer dar uma resposta à nossa indagação. A gente só quer que você PENSE a respeito.
Burrice não se aprende na escola...

"O Dr. James Watson, premiado com o Nobel de Medicina em 1962 por ter descoberto a estrutura do DNA, declarou num documentário da TV Britânica, que a burrice é genética e deveria ser curada.

Watson afirma que as pessoas com coeficiente intelectual baixo que não têm nenhum distúrbio mental, sofrem de uma desordem transmitida hereditariamente.

O egrégio professor foi um dos impulsores do Projeto Genoma Humano, a iniciativa internacional para decifrar o chamado "mapa da vida", o que lhe confere credibilidade a suas afirmações.

"Ser burro é uma doença, é um erro associar a lentidão na aprendizagem a uma situação de pobreza ou a problemas familiares, já que é mais provável que exista uma causa genética que pode e deve ser corrigida", declarou o pesquisador de 75 anos, um defensor do uso da engenharia genética no aperfeiçoamento da raça humana.

Quanto à questão da inteligência ele sugere: "Os cientistas têm de desenvolver tratamentos genéticos e fazer exames pré-natais para prevenir o nascimento de crianças burras, é injusto que as pessoas não tenham as mesmas oportunidades (de ser inteligentes). Uma vez que se disponha de um método para melhorar nossas crianças, ninguém pode evitar sua aplicação. Seria burro não usá-lo".

J.BOSCO disse...

Grande Bira, a questão é o ensino público no Brasil,a charge está retratando a situação no BRASIL.Não entendo a vista grossa sobre a nossa educação.A charge foi feita porque um assunto nacional me chamou atenção sobre a deficiência do ensino público que vem se alastrando por muito anos no país.A figura caricata do "burro estudante" é chocante,paciência!O governo tenta tapar o sol com a peneira com cotas daqui e dali,mas não resolve a maior questão que são os sálarios dos professores.Existem educadores que dão seu sangue para ensinar,uma minoria,conhecidos como sonhadores.Já a maioria viram as costas porque não valhe a pena, tenho amigos educadores,professores universitários que reclamam diariamente sobre esse caos.O resultado é essa imagem que covê viu na charge:o aluno entra burro e sai mais burro.
a questão é descaso de governos,e mas nada!!!!
abraços

J.BOSCO disse...

O aluno "burro" é apenas uma caricatura da situação,só!
abraços

abdul disse...

e por que chamar quadro negro e não quadro branco, por exemplo? porque a a palavra negro é comumente associada a algo ruim, usada de forma pejorativa?
pequenos racismos do dia-a-dia, porém imensos para os que são atingidos.
é necessário muito cuidado com as palavras, por trás delas há história, conceitos e preconceitos contidos que passam a ser "automaticamente" proferidos como formas ingênuas.
assim se alimenta a segregação racial, que inclusive é exposta nos quadros educacionais brasileiros, onde negros e negras estão muito aquém do nível de escolaridade dos brancos.

veja argumentação na entrevista:

http://www2.uol.com.br/aprendiz/n_noticias/cbn/id250302.htm

participe conosco da discussão:

http://debatesafro.wordpress.com/